Bom, uma coisa que sempre fica martelando na minha cabeça, é tentar achar a resposta para a pergunta fundamental:
Se Deus é onipotente, onisciente e onipresente, pra quê raios ele precisa de 10% do meu salário?
Antes de qualquer comentário, vamos definir alguns conceitos básicos. Fé é ter crença em algo sobrenatural e poderoso, geralmente inexistente ou fantasioso. Religião é transformar a fé em algo palpável, real.
Religiões são o que estragam toda a beleza da fé humana. Instituir leis e regras próprias para crer em tal divindade ou proibir/incitar pessoas a praticarem atos contra sua própria vontade em nome de um Deus… Sou só eu ou alguém mais não consegue ver sentido algum nisso?
Fui criado nos mais comuns regimes religiosos. Fui católico, Testemunha de Jeová, Mórmon, Batista, Adventista, Pentecostal, Neo pentecostal e o escambau. Falo com conhecimento de causa. Desandei com o tempo, quando fui me tocando que, no fundo, eu era obrigado a obedecer certas regras para ser um bom cristão. Ou seja, como requisito mínimo para acreditar num Ser que não existe físicamente, eu teria que ir à Igreja todo domingo, pagar dízimo, andar todo entertelado, confessar meus pecados a um homem igual a mim e muitos outros costumes herdados de séculos e séculos de tradição católica.
ASSISTA ESTES VÍDEOS E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES
Ao criarem suas próprias vertentes de uma religião mais antiga, mais exatamente a católica, cada um deles fundou uma igreja diferente e divulga suas próprias doutrinas através de cultos. Mas o seu único objetivo é enriquecer às custas de pessoas simples e sinceras, porém ingênuas. Bom, aí começa o problema.
Como diria o filósofo grego Sócrates…
Se cada um quer criar sua própria interpretação da Bíblia, teríamos bilhões de igrejas se disseminando por aí.
… como se isso já não estivesse acontecendo!
Chega a ser ridículo: você passa por um quarteirão a caminho do trabalho num dia qualquer e uma semana depois existirá uma Igreja lá. O curioso é as proporções de uma igreja evangélica (algumas vezes chamada de “templo” ou “catedral”) em comparação com uma igreja comum.
Templo Maior, sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus
São catedrais imensas, capazes de abrigar toda a população indiana com certo conforto.
Os céticos provavelmente dirão “Você está exagerando”. Não, não estou. A Catedral Mundial da Fé, “sede mundial” da Igreja Universal, tem uma área total de 72 mil m², sendo 45 mil m² de área construída. O Templo Maior tem capacidade para 15 mil pessoas.
A título de comparação, o estádio municipal Antonio Pena, de Catu-Ba, tem capacidade para aproximadamente 10 mil pessoas, salvo os excessos e as arquibancadas cheias de gambiarras. O templo abrigaria quase toda a população de Catu, pequena cidade do interior baiano. Sabe o que é mais curioso sobre isso?
TUDO ISSO É CONSTRUÍDO COM O DINHEIRO DOS FIÉIS!
Talvez dos assuntos mais relacionados com os evangélicos seja a quantidade absurda de dinheiro que pastores (ou gerentes) ganham utilizando-se apenas de uma retórica perfeita. Hipnotizar fiéis com discursos empolgantes e cheios de vigor, utilização de exemplos falsos e atores encenando curas milagrosas apenas com o “poder da fé”.
Se você fizer uma pesquisa rápida, sem valor científico algum, vai reparar que a maior concentração de evangélicos se encontra nas periferias ou na população de renda mais baixa. Exceções à parte, isso se dá graças tanto ao poder milagroso dos discursos nos cultos, tanto à falta de horizonte dessa população.
Quer uma caracterização? Seu João ganha dois salários mínimos, mora na periferia da cidade e tem três filhos, além de esposa e um enteado. Apenas ele trabalha na família. Com mil reais por mês, é absolutamente IMPOSSÍVEL sustentar uma família tão grande. Sem saída, ele então entrega sua sorte a Deus. Vai a todos os cultos da Igreja com os filhos e a mulher com a Bíblia evangélica nas mãos e, como bom fiel e temente a Deus, doa 10% de seu salário à Igreja.
Só eu entendo esse lance de doar dízimo como algo nojento? O dízimo é ilegal, imoral e abusivo. A Lei do dízimo foi abolida por Jesus com toda a Lei Mosaica. Todos os pastores sabem disso, mas insistem em te dizer que a Lei do dízimo continua em pleno vigor. Tipo, pra você ACREDITAR EM DEUS, tem que pagar mensalmente com 10% de tudo que você ganha. O mais engraçado é ver que todos os cultos ficam ABSURDAMENTE LOTADOS!
15 mil fiéis sofrendo lavagem cerebral.
Fora as mentiras criadas para impressionar e converter não-fiéis? Quem nunca viu as sessões de descarrego protagonizadas por pastores Brasil afora?
Vou deixar bem claro aqui: a minha intenção não é reprovar os fiéis, mas a doutrina religiosa que é JOGADA sobre eles. A fé é algo bonito, indispensável. Seguir religiões cegamente sem ter senso crítico do que é absurdo, é um tiro no pé. É ter atestado de imbecil.
Creio em Deus, em Jesus e na Bíblia, mas qual o problema de não se ter religião? Qual o problema de seguir apenas o que se acredita? Toda religião é um clube fechado onde todos os membros são obrigados a obedecer cegamente doutrinas estabelecidas por terceiros.
Qual o problema da população que não quer PAGAR para TER PERMISSÃO para acreditar em um Deus cujas características são também definidas por alguém que NÃO É VOCÊ?!
Se evangélicos são burros? Os peixes pequenos, talvez.
Os peixes grandes, muito pelo contrário, SÃO MUITO ESPERTOS.
Tô pensando em criar a minha própria igreja. A Igreja Triangular do Sistema Binário Pentecostal Heliocêntrico Reformado.
Quer ser meu seguidor "cliente"?
Nenhum comentário:
Postar um comentário